PayZen disponibiliza cobrança por cartão de débito aos e-commerces
PayZen disponibiliza cobrança por cartão de débito aos e-commerces

Sempre comprometida com inovação no mercado de pagamentos, a Lyra Network desenvolveu seu MPI (graças ao seu Merchant PlugIn) uma nova funcionalidade exclusiva para sua plataforma de pagamentos online PayZen: a partir de hoje, os lojistas usando o PayZen poderão cobrar suas vendas no cartão de débito.

As transações por cartão de débito exigem uma conexão em tempo real com o banco emissor e o ambiente de internet banking do consumidor para conferir o limite e a senha do cartão. A tecnologia utilizada pelo PayZen para verificar esses dados é chamada de 3D Secure e consiste em autenticar o pagador. Este processo de autenticação do comprador já tinha sido liberado para os clientes do PayZen em dezembro 2013, tornando o gateway PayZen o único no mercado com esta funcionalidade, até então limitada a pagamentos por cartão de crédito.

O cartão de débito vem crescendo a taxas entusiasmantes para o setor de meios de pagamento: Segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), as transações por cartão de débito cresceram 22% no 1º trimestre 2014 em relação ao mesmo período de 2013. Para efeito de comparação, os valores de transação por cartão de crédito aumentaram "somente" 13%. A soma dos valores transacionados por estes dois meios de pagamento deve atingir 1 trilhão de reais, marco histórico para o Brasil.

A cobrança no cartão de débito traz vantagens tangíveis para o lojista:

- Risco de fraude zero: pelo fato do banco emissor ter autenticado o comprador durante o processo 3D Secure, ele mesmo fica com responsabilidade em caso de fraude (chargeback)

- Recebimento a vista em D+1, contra D+ 30 nas cobranças por cartão de crédito

- Custo de adquirência reduzido em relação ao cartão de crédito

- Processo de compensação em tempo real, ao contrário de pagamentos por boleto, que permite fazer a cadeia logística do e-commerce fluir 100%.

 

Tendo em vista o foco do varejo online para rentabilidade, com todas essa vantagens, o cartão de débito deve ganhar muito espaço no mercado de e-commerce, onde o chargeback e margens apertadas assombram os e-commerces.

Acreditamos  inclusive que o processo de cobrança no cartão de débito seja a alavanca para popularização do pagamento 3D Secure que assegura também as transações por cartão de crédito.