2 set 2014

PayZen disponibiliza cobrança por cartão de débito a e-commerces
PayZen disponibiliza cobrança por cartão de débito a e-commerces

Comprometida com inovação no mercado de pagamentos, a Lyra Network desenvolveu e acaba de lançar seu MPI (graças ao seu Merchant PlugIn), nova funcionalidade exclusiva para sua plataforma de pagamentos on-line PayZen: a partir de agora, os lojistas que usam PayZen poderão cobrar suas vendas no cartão de débito.

 

As transações por cartão de débito exigem conexão em tempo real com o banco emissor e o ambiente de internet banking do consumidor para conferir o limite e a senha do cartão. A tecnologia utilizada pelo PayZen para verificar esses dados é chamada de 3DSecure e consiste em autenticar o pagador do pedido. Este processo de autenticação do comprador já tinha sido liberado para os clientes do PayZen no final de 2013, tornando o gateway o único no mercado com esta funcionalidade -  até então limitada a pagamentos por cartão de crédito.

 

O uso do cartão de débito cresce a taxas entusiasmantes para o setor de meios de pagamento. Segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), as transações por cartão de débito cresceram 22% no primeiro trimestre de 2014 em relação ao mesmo período de 2013. Para efeito de comparação, os valores de transação por cartão de crédito aumentaram 13%. A soma dos valores transacionados por estes dois meios de pagamento deve atingir um trilhão de reais, marco histórico para o Brasil.

Benefícios comprovados para lojistas

A cobrança no cartão de débito traz vantagens tangíveis para o lojista:

  • Risco de fraude zero: o banco emissor tem que autenticar o comprador durante o processo 3DSecure, por isso fica com responsabilidade em caso de fraude (chargeback)
  • Recebimento à vista em D+1, contra D+30 nas cobranças por cartão de crédito
  • Custo de adquirência reduzido em relação ao cartão de crédito
  • Processo de compensação em tempo real, ao contrário de pagamentos por boleto, permitindo que a cadeia logística do e-commerce flua 100%.

 

Como o foco do varejo on-line é a rentabilidade, essas vantagens devem fazer com que o pagamento com cartão de débito ganhe cada dia mais espaço no mercado de e-commerce, onde o chargeback e as margens apertadas são uma preocupação constante.

 

Tudo indica que o processo de cobrança por cartão de débito se torne uma das principais alavancas para popularização do pagamento 3DSecure, que assegura também as transações por cartão de crédito.

 

Quer saber como aceitar pagamentos por cartão de débito no seu e-commerce? Fale com a gente.